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Planejamento estratégico

Que quase todas as pessoas no mundo têm acesso à internet, você já sabe. Que cada vez mais as pessoas estão comprando pela internet, você também já sabe! E que a sua empresa deve entrar no mercado digital está mais claro do que nunca. Também sabemos que precisamos ter um planejamento estratégico.

Ainda assim, sabendo de tudo isso, muitas empresas não sabem o que fazer para ter uma presença digital efetiva. Hoje é comum ouvir falar sobre o Marketing Digital. O grande problema, entretanto, é saber o que é o marketing digital, de fato, e como elaborar um plano eficiente para o seu negócio.

Mas antes de nos aprofundarmos nesse assunto, já adiantamos que o marketing digital não está relacionado apenas às redes sociais. Na verdade, fazer isso sem uma estratégia pode ser bem ruim para o posicionamento da sua marca, além de consumir seu tempo e não gerar bons resultados.

Quer entender melhor sobre planejamento estratégico em marketing digital? Siga a leitura!

Neste artigo você vai ler sobre:

  • Qual a melhor hora para fazer o marketing digital da empresa
  • Quais os benefícios do marketing digital
  • Qual é o investimento necessário para o marketing digital
Qual a melhor hora para fazer o marketing digital da empresa

O marketing digital não é algo mágico que vai transformar a sua empresa da noite para o dia. Por isso, aproveitar o momento de abrir o negócio já prevendo um investimento, ou aproveitar um cenário confortável em que a sua empresa está bem financeiramente, irá reduzir as chances de você se frustrar quando começar a fazer algo na tentativa de aumentar as vendas em curto prazo. 

O marketing, seja lá qual for, depende de planos, objetivos e metas, então trabalhe no sentido de prever resultados gradativos.

Para entender melhor, o marketing digital está relacionado a um conjunto de estratégias que utilizam ferramentas e canais digitais para promover uma marca na internet. E, como já vimos, você não deve “aparecer” na rede mundial de computadores de qualquer maneira, mas com um plano bem definido que faça você alcançar os seus objetivos.

Na elaboração de uma estratégia estão previstas as análises de público-alvo e persona, estudo de mercado, comunicação e linguagem da marca, forças e fraquezas, entre outros.

Para os canais, as ações incluem, além das redes sociais, e-mail marketing, anúncios patrocinados, conteúdos ricos, sites e landing pages, SEO, entre muitas outras. 

Quais os benefícios do marketing digital

O marketing digital está principalmente relacionado ao aumento de novas oportunidades de negócios e vendas. Mas além disso, com um planejamento estratégico, ele contribui com a melhoria no posicionamento da marca através das ações de relacionamento.

Atualmente temos visto pessoas virarem ícones e marcas se transformarem em desejo para seus clientes, da noite para o dia. Mas o trabalho precisa ser constante, porque a verdade é que nada acontece do dia para noite, isso é apenas uma ponta do negócio que vem à tona após incessantes tentativas, certo?

Você deve definir bem o seu público-alvo e a sua persona, ter um objetivo claro, uma comunicação efetiva (que fale a língua do seu cliente), um bom site, bons produtos, um excelente atendimento e uma estratégia de comunicação consistente, além de outros pontos importantes, para criar um bom relacionamento com os visitantes do seu site e os seus clientes.

Além disso, você também vai precisar investir em anúncios na internet para ajudar as pessoas a encontrarem sua empresa no Google, Facebook, Instagram, Linkedin, tudo de acordo com seus objetivos.

Leia também – A importância do Google Ads no marketing digital

Qual é o investimento necessário para o marketing digital

A essa altura do campeonato você deve estar pensando que vai gastar muito dinheiro para poder montar um departamento de marketing com toda a estrutura e pessoas necessárias para desenvolver um planejamento estratégico e ter bons resultados.

E você está certo! Realmente custa caro demais fazer isso, mas uma agência especializada, na maioria dos casos é a melhor alternativa, pois oferece  um departamento de marketing inteiro pelo valor de apenas um funcionário.

Uma equipe é feita por mercadólogos, analistas de marketing, analistas de mídias, redatores, webwriting, gestores de tráfego, designers, entre outros. Juntos eles conseguem desempenhar ações estruturadas e na direção dos objetivos das empresas.

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