Quem trabalha com comunicação com certeza já ouviu falar de Relações Públicas. A área tem como função construir, divulgar e preservar a boa imagem de uma empresa, instituição ou pessoa perante o público interno ou externo.
Com relação às estratégias digitais, é possível criar uma imagem positiva da marca na mídia, construindo uma reputação e consolidando sua presença online. Dentro desse cenário podemos destacar blogs, podcasts, influenciadores digitais e redes sociais, por exemplo.
Tem como propósito suprir a necessidade das empresas, marcas e organizações de ter uma presença digital, algo que passou de alternativa para necessidade nessa nova era, saiba como isso pode ajudar o seu negócio.
Neste artigo você vai ler sobre:
- A evolução das relações públicas no meio digital
- Quais as vantagens da estratégia de relações públicas digitais para a sua marca?
Durante muitos anos o relacionamento com o público se limitou apenas a imprensa, com comunicação estática, simulações de participação e tudo no domínio do emissor. Os profissionais da área tinham seus próprios desafios, mas nada se comparou com o início da Web 2.0, fase em que a internet tomou lugar na sociedade e o usuário assumiu um papel de comunicador autônomo.
Com as redes sociais, apps, algoritmos, mobilidade, inteligência artificial e tanta coisa nova, se tornou praticamente impossível parar, pois no contexto atual tudo se atualiza constantemente e as ações precisam ser rápidas, inclusive a comunicação e o relacionamento.
Atualmente, os canais online exigem muita transparência e posicionamentos instantâneos, qualquer atitude ou expressão mal colocadas podem gerar perdas e crises de imagem, mas existem meios para prevenir que situações como essas aconteçam, e isso está relacionado à estratégia de relações públicas.
1 – Aumenta a exposição e reputação online
São várias as ações nesse sentido, como: marketing de conteúdo, marketing de influência e social media, a partir delas uma marca pode aumentar sua visibilidade em diversas mídias online.
As redes sociais são também decisivas para a reputação das organizações, acarretando atenção frequente e cuidados redobrados com a imagem corporativa, uma vez que por um simples mecanismo de busca é possível verificar o que uma organização diz sobre si própria e o que dizem dela.
2 – Consolida a imagem e autoridade da marca
Os valores e a representação da marca são essenciais para se ter uma imagem forte e consolidada. Criar uma identidade visual e fazer um branding positivo é um dos objetivos da estratégia de relações públicas, garantindo que a sua empresa seja associada às coisas bem vistas e entendidas pelo público-alvo.
Criar conteúdo de qualidade é uma das coisas indispensáveis para gerar essa associação positiva, essa ação também te torna referência no seu nicho, e ser uma autoridade é decisivo para influenciar na decisão de consumo.
3 – Aumenta o tráfego para o seu site
O marketing de conteúdo está muito relacionado à estratégia de relações públicas, pois tem a função de atrair o público qualificado para a marca e ao invés de fazer promoção direta, ele se relaciona e oferece soluções para os problemas dos prováveis consumidores.
Dentro dos conteúdos, são aplicadas técnicas efetivas que contribuem também com a melhoria no posicionamento orgânico do seu site, e consequentemente com o posicionamento nos resultados de buscas do Google, fazendo com que aumente o tráfego orgânico e também reduza o custo por clique em anúncios pagos.
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