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Cada vez mais as pessoas dedicam grande parte do seu tempo à Internet. Pesquisas da App Annie apontam que o brasileiro é o terceiro colocado global em período de uso diário, ficando conectado por 3 horas e 45 minutos, em média.

Isso significa que grande parte dos estímulos que recebe vem justamente da web. Por este motivo, o Marketing Digital tornou-se uma estratégia indispensável na abordagem publicitária de empresas de todos os portes e segmentos.

Colocando-se em evidência no ambiente virtual, as organizações têm melhor potencial de alcançar seu público e transmitir sua mensagem com eficiência. Neste contexto, uma das mais poderosas ferramentas disponíveis é o Google Ads.

Essa plataforma de veiculação de anúncios situa-se em um ambiente perfeito e oferece uma ampla gama de possibilidades para a estruturação de campanhas. Deste modo, deve ser considerada como parte imprescindível dos esforços de Marketing Digital, por empresas que visam um bom posicionamento de mercado e ampliação de sua capacidade competitiva.

Caso você não tenha intimidade com essa ferramenta ou não compreenda como pode se encaixar no contexto de uma estratégia de Marketing Digital completa, não se preocupe. Neste artigo, você será apresentado aos conceitos básicos das metodologias de divulgação virtual e irá compreender o quão poderoso é o Google Ads para a promoção do seu negócio.

Continue conosco e descubra, a seguir, a importância do Google Ads na estratégia de Marketing Digital.

Para que você possa compreender como funciona e quais as vantagens do Google Ads para o posicionamento da sua empresa no ambiente virtual, antes é necessário que você tenha um bom entendimento de como o Marketing Digital se estrutura. Por isso, vamos começar conceituando e detalhando os principais aspectos desta estratégia.

Como já vimos no início deste texto, o brasileiro passa grande parte de seu tempo ativo online. Por que falamos em tempo ativo? Se considerarmos que uma pessoa dorme, em média, 7h por dia, restam 17 horas para trabalhar, comer, se divertir e desempenhar outras atividades.

Assim, as 3 horas e 45 minutos de conexão diária representam cerca de 23%, quase um quarto do dia ligado à rede. E isso é apenas a média, sem contar que esse número aumenta a cada ano.

Pense, então, que durante estas quase 4 horas, este usuário terá contato com um grande volume de informações, obtidas em mecanismos de buscas, sites de notícias, redes sociais etc. É aí que entra o Marketing Digital.

Estratégias neste âmbito visam aproveitar estas 4 horas de oportunidade para atingir ao seu público com máxima eficiência. Por isso, o Marketing Digital compreende todas as ações que possam ser tomadas para alcançar um potencial consumidor durante seu consumo de Internet.

Assim, todos os estímulos e pontos de contato com o público devem ser explorados ao máximo. Isso implica em uma miríade de possibilidades, em termos de formatos para transmitir sua mensagem.

Se nas mídias tradicionais estávamos restritos aos impressos e audiovisuais, com formatos fechados e comandados pelas grandes mídias, no universo do Marketing Digital as possibilidades são quase infinitas.

Seu negócio pode usar e abusar da criação de:

Tudo isso povoando a experiência digital do seu público-alvo para reforçar a imagem da sua marca e oferecer uma experiência única e incrível ao seu consumidor ideal. Além disso, todos estes recursos midiáticos podem ser empregados em diferentes plataformas, do e-mail marketing ao TikTok, para garantir que sua mensagem chegue na frequência e no formato correto, de acordo com o perfil do seu público.

A presença digital tornou-se tão importante que, sem ela, é como se a sua empresa não existisse. Quem nunca pesquisou um negócio na Internet e ficou desconfiado de sua credibilidade ao constatar que a organização não possuía um website ou que suas redes sociais estavam abandonadas há meses?

Simplesmente ter um bom site no ar ou postagens semanais no Instagram já compreendem estratégias de Marketing Digital e esse conjunto de ações já permite transbordar os limites do território das meras táticas de divulgação e configura-se como uma necessidade para todas as organizações. Sua presença virtual, nos dias de hoje, valida sua existência no mundo real.

E quanto mais presente seu negócio for no ambiente virtual, mais forte será o reconhecimento da marca, em termos de credibilidade. Este aspecto também é muito importante por outra razão: gestão de relacionamento com seu público.

Aumento das possibilidades de divulgação e posicionamento corporativo proporcionados pelo Marketing Digital não são as únicas diferenças entre ele e os formatos tradicionais de divulgação.

Enquanto nas mídias e plataformas tradicionais a comunicação ocorria em uma única direção, ou seja, da empresa para o público, com o Marketing Digital, esta fórmula se altera e permite que exista um diálogo. Assim, com o uso das ferramentas informacionais e da Internet para a comunicação do seu negócio, você ganha a oportunidade de dar voz ao seu consumidor.

Isso é extremamente importante, principalmente tendo em vista que as Teorias da Comunicação não admitem mais a hipótese de que o expectador é passivamente inoculado das mensagens que recebe pela mídia.

Diante da crescente percepção de que o pensamento crítico e as diversas interações com uma marca ou produto contribuem para a aceitação do público, utilizar-se de uma estratégia que te possibilite ter um contato mais íntimo com seus potenciais clientes garante maiores chances de criar relações de consumo duráveis, baseadas em experiências positivas.

Esta relação que é possibilitada pelos meios digitais também oferece um importante diferencial competitivo. Com a possibilidade inédita de ouvir o que cada um dos seus clientes tem a dizer, independentemente de onde estejam no mundo e em um sistema de comunicação instantânea, sua empresa ganha a oportunidade de aprimorar seus produtos e soluções em tempo real, saindo na frente da concorrência.

Por esses motivos, é muito importante concentrar esforços em diversificar as ações nos meios digitais. Assim, é possível ampliar a presença digital, aumentando o número de contatos e formatos de interação com o público, o que alavanca a eficiência dos esforços neste setor.

Contudo, sabemos que cada empresa tem possibilidades diversas quanto à destinação de orçamento para o Marketing. Deste modo, cabe desenvolver uma compreensão acerca dos diferentes recursos disponíveis, assim como do custo-benefício associado ao uso de cada um deles.

É aí que entra o Google Ads.

O Google Ads, antigamente chamado de Adwords, é uma ferramenta gratuita de publicidade, desenvolvida e gerenciada pelo Google. Por meio dele, é possível criar anúncios para o seu negócio, exibindo-os nas diversas plataformas do próprio Google, bem como nos sites de parceiros associados.

Se você nunca teve contato com este recurso, a definição acima pode parecer um pouco abstrata. Mas você, com toda a certeza, já viu um anúncio do Google Ads.

Sabe quando você pesquisa uma palavra-chave no Google e aparecem resultados marcados como “Anúncio” no topo da página?; Quando os resultados da pesquisa incluem uma categoria chamada Shopping? Anúncios que aparecem nos vídeos e nas pesquisas do YouTube? – Todos eles chegaram lá pelo Google Ads.

Como você pôde ver, a ferramenta oferece uma ampla gama de possibilidades, em termos de formatos, bem como de posicionamentos para os seus anúncios. Estes fatores, aliados à gratuidade do uso da plataforma, já fazem com que seja um dos recursos mais importantes para a estratégia de Marketing Digital.

E os benefícios não param por aí. Veja, a seguir, mais detalhes sobre o Google Ads e entenda por que ele é imprescindível para o Marketing Digital do seu negócio.

Versatilidade do Google Ads

É verdade que você não contou em qual segmento e região sua empresa opera, ou qual o seu porte. Por isso, como podemos saber que o Google Ads é indicado para o seu negócio?

É simples: o Google Ads é uma plataforma incrivelmente versátil. Sua variedade de recursos, como já dissemos acima, faz com que ele seja capaz de promover de modo adequado os mais diversos tipos de campanhas.

Desde a multinacional com recursos para contratar uma produtora e veicular no YouTube um anúncio em vídeo digno das telonas, até o Microempreendedor Individual que possui tempo, equipe e recursos extremamente limitados para fazer com que seus produtos ou serviços cheguem às pessoas de sua cidade. Basta possuir um site ativo.

Mas quais são os fatores que democratizam tanto o uso do Google Ads?

1. Investimento flexível

O Google Ads é uma ferramenta gratuita. Isso significa que qualquer um pode criar uma conta e começar a elaborar anúncios.

No entanto, é fato que para veicular estes anúncios é necessário fazer investimentos financeiros, assim como em qualquer outra mídia. A grande questão é que você pode definir o orçamento das campanhas de acordo com a verba que tiver disponível.

Para isso, você pode efetuar pagamentos via boleto ou cartão de crédito e definir como cada anúncio será cobrado, via CPC (Custo Por Clique) ou CPA (Custo Por Ação). Posicionamento dos anúncios e sua frequência de veiculação são determinados pelo total que você investe em um dado período e pela estratégia de lances escolhida.

Fundamentalmente, você molda a campanha de acordo com as suas necessidades, pagando de acordo com o que o usuário faz quando vê seu anúncio, ou seja, se clica, compra, liga para você etc., em uma espécie de leilão. Assim, você consegue definir de forma objetiva seu investimento, de acordo com as possibilidades da sua empresa.

2. Facilidade de segmentação e amplo alcance

Internet está disponível não apenas em todo o Brasil, mas em todo o mundo. Por isso, dependendo das necessidades de alcance regional do seu negócio, o Marketing Digital pode te levar a qualquer ponto do planeta onde esteja a sua audiência. E o Google Ads faz isso como nenhuma outra plataforma.

Ele permite que você segmente a sua audiência por diversos fatores, inclusive posicionamento geográfico, do mais amplo, ao mais específico. Além disso, a ferramenta oferece uma grande diversidade de segmentações por perfil demográfico. Isso permite que você direcione seus anúncios para alcançar especificamente seu ICP (Ideal Consumer Profile ou Perfil de Consumidor Ideal).

3. Relatórios

Em qualquer ação de Marketing, acompanhar os resultados é simplesmente indispensável. Assim, você pode fazer ajustes e saber qual foi o Retorno Sobre o seu Investimento (ROI).

O Google Ads fornece uma grande diversidade de dados e formatos de visualização, para que você possa acompanhar de perto e quase em tempo real cada resultado das suas campanhas. Isso possibilita que você faça alterações de modo praticamente instantâneo, aumentando o custo-benefício do seu investimento.

Além disso, os relatórios fornecidos pela plataforma também possibilitam que você estude e compreenda o comportamento do seu consumidor. Assim, não apenas seus esforços em Marketing Digital, mas em todo o processo de desenvolvimento e oferta das suas soluções pode ser aprimorado.

Agora você já sabe que, a qualquer momento, pode iniciar seus investimentos em Google Ads e, assim, levar sua presença digital a outro nível. A ferramenta possui uma interface intuitiva e permite que você lance desde campanhas baseadas em simples anúncios de texto, até vídeos de qualidade cinematográfica.

Contudo, vale destacar que, conforme aumenta a eficiência de uma ferramenta, sua complexidade também tende a crescer. Assim, para fornecer o alcance e a funcionalidade expressiva que o Google Ads apresenta, ele também implica na oferta de recursos mais avançados.

E é justamente neles que reside o pulo do gato, que diferencia as empresas que conseguem melhor rentabilidade, com maior ROI, a partir da criação de anúncios na plataforma. Acompanhados de uma mecânica mais intrincada, estes recursos contam com nomenclaturas e terminologias mais específicas, para direcionar os conteúdos de modo mais preciso.

Por esta razão, para que seu negócio possa realmente desfrutar de todos os benefícios do Google Ads e alcançar os melhores resultados possíveis com ele, é imprescindível contar com um profissional especializado em Marketing para gerenciar as ações.

Um profissional de Marketing está munido de formação e experiência para extrair o máximo de funcionalidades que o Google Ads pode fornecer para cada negócio. De acordo com o segmento, o público-alvo e o plano de Marketing da empresa, o especialista pode utilizar diferentes ferramentas e configurações dentro da plataforma para direcionar os resultados.

Uma pessoa ou empresa qualificada será capaz de:

  • Determinar metas realistas e de alto impacto para os negócios;
  • Empregar o orçamento de modo otimizado;
  • Configurar as estratégias de lances conforme o perfil da empresa;
  • Adequar as campanhas à linguagem e aos formatos definidos pelo responsável pela comunicação do negócio;
  • Solicitar e direcionar melhorias no site do cliente para promover redução nos custos e aumento da eficiência da campanha;
  • Direcionar a produção de material para cada campanha;
  • Estabelecer um orçamento compatível com os objetivos;
  • Segmentar adequadamente para aumentar as conversões e reduzir o desperdício de recursos;
  • Utilizar palavras-chave negativas para eliminar leads indesejados e os custos associados a eles;
  • Emitir relatórios completos e objetivos, de acordo com a relevância dos dados para cada campanha;
  • Definir períodos de acompanhamento;
  • Realizar as alterações necessárias para otimizar a campanha ao fim de cada período;
  • Criar e configurar campanhas e estratégias de remarketing;
  • Analisar os resultados das ações.

Pode-se levar um longo tempo para chegar a um modelo de campanha que traga bons resultados sem as habilidades e os conhecimentos para realizar estas tarefas. Assim, podem ocorrer grandes perdas financeiras com o investimento em campanhas que vão gerar baixo ou até mesmo nenhum retorno.

Mesmo para quem possui algum entendimento da plataforma, o tempo e o dinheiro investidos em tentativa e erro até que se atinja a configuração otimizada de uma campanha do Google Ads podem implicar em grandes perdas.

Por isso, o melhor custo-benefício é obtido com a contratação imediata de um profissional que consiga de fato transformar os valores investidos em retornos para o negócio, tanto em termos de conhecimento e credibilidade da marca, quanto em conversão de vendas e fidelização de clientes.

Um dos recursos mais poderosos do Google Ads, quando bem utilizado, é o remarketing. Como o próprio nome indica, trata de direcionar novamente suas mensagens para um público que já teve contato com o seu material.

Ou seja, uma campanha de remarketing adequadamente configurada no Google Ads permite uma segunda exposição de um potencial cliente à sua marca e aos seus produtos. E esta técnica é capaz de aumentar as conversões do seu negócio, sendo especialmente valiosa para os e-commerces.

Contudo, a criação de uma lista de remarketing no Google Ads requer conhecimento dos conceitos da plataforma, bem como dos canais utilizados na campanha. Além disso, caso a pessoa responsável não compreenda como utilizar as tags e os snippets, ferramentas que possibilitam o rastreamento das ações dos usuários, podem ocorrer problemas de configuração, reduzindo a eficiência no uso deste recurso.

E qual é, de fato, o benefício do remarketing no Google Ads? Quando a configuração é realizada de modo correto, exibindo repetidamente seus anúncios para o mesmo público, você facilita a passagem do seu cliente pelos diversos estágios que ocorrem entre o primeiro contato com a sua empresa e a compra em si.

Veja, a seguir, como o remarketing opera neste âmbito:

Outra etapa fundamental da configuração e acompanhamento das campanhas no Google Ads, sobretudo para os e-commerces, é o mapeamento das conversões. Elas podem ser diferentes ações, como realizar um download, submeter um formulário ou clicar em um botão, mas no caso das lojas virtuais, estão diretamente relacionadas com as vendas.

Sempre que um cliente efetua uma compra, uma venda é convertida. E se esse consumidor chegou ao seu site por meio dos seus anúncios no Google Ads, você terá acesso a uma série de dados sobre o caminho trilhado por ele até decidir pela compra.

Este acompanhamento fornecerá informações como:

  • Tipos de conversões realizadas;
  • Taxa de conversão em cada canal;
  • Custo de cada conversão;
  • Valor de cada transação;
  • Total de conversões realizadas.

Saber extrair estes dados do Google Ads é muito importante para gerar uma compreensão dos efeitos da campanha, bem como para propiciar otimizações bem direcionadas, de acordo com os objetivos específicos de um negócio.

Além disso, o mapeamento destes dados também contribui para a estruturação do seu mix de produtos. Em última análise, isso favorece que a sua empresa mantenha um portfólio mais rentável, de modo geral.

Com todas estas funcionalidades, se utilizado de forma correta, o Google Ads proporciona à sua empresa a possibilidade de estar sempre nos lugares que o seu cliente frequenta no ambiente virtual.

Além disso, possibilita que sejam feitos diversos aportes de investimentos para anunciar em distintos formatos, permitindo uma comunicação rentável e eficiente com o público-alvo.

Por isso, a utilização do Google Ads é indispensável em uma boa estratégia de Marketing Digital.

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