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Marketing Online e Offline Conheça as diferenças, vantagens e desvantagens de cada estratégia

Marketing online ou offline, essa é uma das dúvidas de muitos empreendedores que precisam ser assertivos quanto a melhor opção para sua empresa. Cada uma tem as suas vantagens e desvantagens, além do que, uma não substitui a outra.

Vale conhecer essas diferenças, para saber como construir ações de resultados, tanto nos canais online, quanto offline. Siga a leitura.

Neste artigo você vai ler sobre:

  • O que é marketing online
  • Vantagens e desvantagens do Marketing Online
  • O que é Marketing Offline
  • Vantagens e desvantagens do Marketing Offline
  • Principais diferenças entre Marketing Offline e Online

O que é Marketing Digital

O marketing online nada mais é do que o marketing digital e se trata das estratégias de comunicação e publicidade através dos canais online. Nos anos 90, quando a internet começou a entrar na vida das pessoas, surgiu também essa nova forma de alcançar o público através dela.

Na época, o processo foi sendo instalado aos poucos, mas atualmente, praticamente todas as pessoas têm acesso à rede mundial de computadores, por isso, o marketing digital passou a ser indispensável para as empresas e marcas de todos os setores.

Seja através de anúncios nas mídias pagas, como o Google, quanto através de campanhas que impactam o público por meio das redes sociais, a modalidade ainda permite ações por meio de e-mail marketing, landing pages e muito mais.

Quantas vezes você estava procurando por algo no Google, e quando foi entrar no Instagram, apareceu uma loja do mesmo nicho, não é mesmo? São as famosas ações de remarketing, que são poderosas.

Ainda precisamos falar do marketing de conteúdo, onde as pessoas são atraídas através dos conteúdos de valor. Imagine que você está querendo saber como fazer uma horta, e a partir de uma busca no Google você encontra um texto que explica o passo a passo. Ao final do artigo, “coincidentemente” tem o nome da loja onde você pode encontrar tudo o que precisa para fazer a própria horta. E essa inclusive, é uma das melhores estratégias que existem, por muitas razões, mas abordaremos em um outro artigo.

Leia também: Marketing Digital: O que é e como acontece na prática

Vantagens e Desvantagem do Marketing Online

 

A primeira vantagem a ser dita sobre o marketing online é que a maioria das pessoas está no digital. Segundo dados de um relatório feito pela We Are Social em parceria com a Hootsuite, mais da metade da população mundial está nas redes sociais, totalizando 4,14 bilhões de pessoas.

Portanto, se sua empresa não está no digital, chegou a hora de repensar suas ações. Veja mais algumas vantagens de utilizar estratégias do marketing digital:

  • Custos mais baixos: com as redes sociais, os custos são muito mais em conta do que uma divulgação em um outdoor na rua, por exemplo. Além dela ter essa flexibilidade em segmentação de público e valores;
  • Mensuração de resultados: no online, é possível medir os números de vendas, visitas no site, engajamento nas redes sociais, ROAS (Retorno Sobre Gasto com Anúncio), CPC (Custo Por Clique), além de muitas outras métricas que ajudam a otimizar campanhas e escalar os resultados. Com isso, se torna muito mais simples verificar o que precisa ser mudado e o que deve se manter em termos de estratégia;
  • Segmentação: a segmentação do público-alvo no digital é muito mais enxuta, desse modo, as pessoas certas são atingidas pelas campanhas, sem o desperdício de dinheiro e tempo em usuários que não se interessam pela marca e seus produtos ou serviços;
  • Interação com o usuário: É possível construir uma comunicação mais próxima com o público e construir uma comunidade em torno da marca.

Não vemos até o momento desvantagens representativas com relação ao marketing digital, afinal todas elas podem ser resolvidas através de estratégias eficientes.

Ainda existem pessoas que não confiam no que as empresas recomendam na internet, mas caberá sempre um conteúdo educativo neste sentido, com o propósito de ir quebrando barreiras. As marcas precisam trabalhar para construir uma presença digital e, assim, conquistar a confiança do seu público.  

Com a pandemia, até o público mais tradicional, que antes era relutante em aceitar o marketing online, hoje conseguem até mesmo realizar transações bancárias, fazer compras, consumir conteúdos em redes sociais e até mesmo em plataformas de streaming e vídeo conferência. 

E se cabe dizer que é uma desvantagem o fato de não poder tocar em um produto ou degustar algo, como é feito nas lojas físicas, aposte nos feedbacks positivos dos clientes, pois essas são poderosas ferramentas de marketing e que você já conhece, o famoso boca a boca. 

O que é Marketing Offline

 

O marketing offline é um método mais tradicional, que basicamente é tudo que é feito fora da internet. 

Nos anos 90, por exemplo, éramos obrigados a ver propagandas que interrompiam o nosso filme preferido. Hoje ainda existe isso, mas temos novas opções, que inclusive são online.

Entre outras ações do marketing offline, temos:

  • Outdoor;
  • Anúncios impressos em jornais e revistas;
  • Comerciais em rádios;
  • Folhetos.

Esses anúncios são veiculados em meios convencionais como TV, revistas, rádios e não pela internet. E as empresas ainda usam esses meios, mas principalmente para reforçar a identidade da marca.

Vantagens e Desvantagens do Marketing Offline

 

Se o seu público for tradicional, o marketing offline ainda é muito importante. Essas pessoas têm confiança em comprar um produto anunciado na TV ou no rádio. Para eles, esses  meios passam credibilidade, além disso, muitos ainda não têm acesso à internet. 

A primeira de suas desvantagens é o alto custo para divulgar seus produtos. Um comercial de 30 segundos em horário nobre na novela das 9 tem um custo altíssimo, por exemplo, diferente dos canais online, que é o meio democrático para investir em marketing, pois custa pouco e podem ser feitos anúncios de alta performance.

Fica quase impossível de se medir os resultados das campanhas offline, além de não permitir interatividade em sua grande maioria, além de que, parte dos consumidores tende a classificar essas ações como invasivas. 

Principais Diferenças entre o Marketing On e Offline

Agora que você entendeu o que cada uma significa, pode ter surgido a dúvida do que usar para divulgar sua marca e/ou produtos. A primeira coisa que você precisa entender é que, como já dissemos, uma não substitui a outra. 

Portanto, elas podem muito bem se complementar, para isso, basta estudar a sua persona e ver onde ela está presente. Suas necessidades devem estar em primeiro plano.

Avalie o que é possível dentro do seu planejamento financeiro e mescle as ações. Você pode reforçar a identidade da marca no offline e interagir com o público no online para que ele se aproxime da sua empresa. 

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