video-explicativo-ok

Os vídeos se tornaram uma poderosa ferramenta nas estratégias de marketing.

Já é possível notar que o volume de produção tem sido cada vez maior dentre tantas opções como séries, documentários, vlogs, campanhas criativas, vídeos explicativos, vídeos institucionais e muitos outros.

Esse fator se deve principalmente pela alteração no comportamento dos consumidores.

Atualmente a internet e as plataformas móveis permitem uma absorção de conteúdo mais interativa, personalizada e de acesso fácil, além disso as rotinas corridas da cidade demandam um conteúdo mais dinâmico, de entendimento fácil e que consiga atrair maior atenção do usuário. 

VÍDEOS SÃO O FUTURO DO MARKETING DIGITAL

Já sabemos que o Marketing Digital chegou para ficar, afinal se comprovou eficiente para desenvolver e aprimorar a imagem de uma empresa, além de potencializar o crescimento do negócio como um todo.

A tendência é que as ações que apresentam vídeos sejam cada vez mais fortes e assertivas.

O melhor de tudo é que não é necessário um enorme investimento financeiro. Toda verba para esse tipo de conteúdo é destinada à sua produção, tornando o ROI (Retorno sobre o investimento) muito mais vantajoso do que em outros meios como a rede televisiva por exemplo, onde é necessário pagar por tempo de exibição e por espaço na programação, além da produção. 

Alguns estudos comprovaram a eficácia dos vídeos, apontando que 91% dos internautas consomem vídeos online. Veja:

52% dos consumidores ficam mais confiantes em comprar após ver um vídeo do produto (Invodo);

+ 2 Min.

Os visitantes ficam 2 minutos a mais nos sites que possuem vídeos (ComScore);

90% dos compradores na internet afirmam que vídeos ajudam na decisão de compra (FastCompany).

No Brasil temos a maior taxa de espectadores de vídeos da América Latina (ComScore);

O EFEITO DOS VÍDEOS NO FUNIL DE VENDAS 

Visando a aplicação dessa estratégia na jornada do cliente, separamos alguns impactos dos vídeos no funil de vendas.

Podem ser utilizados para apresentar a empresa, seus produtos ou serviços, atrair mais visitantes para o blog ou site, criar conteúdos de dicas e etc. 

  • Os vídeos ajudam a aumentar o tempo de permanência na página impactando diretamente na sua relevância e nas métricas do marketing digital;
  • As campanhas neste formato são excelentes para atrair tráfego e alavancar postagem, aumentar o engajamento e contribuir para geração de valor.

Nesta etapa é fundamental educar o lead sobre a solução que a empresa oferece, o mercado ou até sobre às necessidades dele tornando-o mais preparado para a compra. 

  • Materiais de vídeos em Landing Pages contribui muito para as conversões, ajudando os usuários a entenderem os benefícios e informações apresentadas na página, consequentemente aumentando as chances de ação;
  • É interessante que neste momento estes conteúdos sejam transmitidos em webinars e e-mails por exemplo, ou que sejam complemento para outros materiais, com o objetivo de facilitar o entendimento e absorção das informações.

É comum que nesta fase as empresas apresentem conteúdos voltados às vendas e preços.

  • É importante lembrar que principalmente para produtos de alto valor, bens duráveis ou serviços de longos prazos, o consumidor tem necessidade de conhecer mais a fundo sobre a empresa e o produto, entender como pode ajudá-lo, como funciona, qual a garantia, os termos de contrato, etc;
  • É neste momento que os vídeos são eficientes e destacam uma empresa da concorrência, além de criar uma relação mais próxima com o cliente.

UM DESTAQUE ESPECIAL AOS VÍDEOS EXPLICATIVOS

Como comprovado pelos dados acima, materiais em vídeos são uma poderosa ferramenta de marketing, em especial queremos destacar os vídeos explicativos

A popularidade deste tipo de conteúdo cresceu muito nos últimos anos devido a sua eficácia comprovada e o custo acessível, que inclui a produção de um roteiro personalizado.

Através dele é possível aumentar as taxas de conversão de sites, e-mails, landing pages e muitos outros canais, além de expor de maneira didática os benefícios e funcionalidades de produtos ou serviços, gerando novas oportunidades de negócios às empresas.

Um vídeo explicativo tem em média duração de 45 a 120 segundos, com foco na solução e esclarecimento sobre a empresa e o que ela oferece. 

Se comparar, este tempo é muito curto para explicar sobre todas as qualidades de um produto, serviço ou processo, mas é mais do que suficiente para que a mensagem seja transmitida de maneira clara e objetiva.

A ideia é justamente passar a mensagem e não cansar o espectador, afinal não se trata de uma apresentação completa, institucional ou tutorial, é uma ferramenta de esclarecimento. 

Foque em apresentar a proposta de valor e principais benefícios da sua solução. 

Para este tipo de conteúdo é comum que se utilize técnicas de animações 2D, motion graphics ou whiteboard. 

10 MOTIVOS PARA INVESTIR EM VÍDEOS EXPLICATIVOS

Melhoram as taxas de conversões

É comum que os empreendedores se surpreendam quando utilizam este formato de vídeo e veem crescer o número de visitas e leads de seus canais. 

Quando uma empresa põe em prática esse modelo de conteúdo, planejado para cada tipo de produto que oferece, é possível acompanhar com precisão quais deles despertam mais interesse e isto ajuda nas decisões estratégicas de modo que elas sejam cada vez mais assertivas.

Aumentam o tempo produtivo da equipe comercial

Quantas vezes foi necessário parar para explicar seu produto, empresa, serviço ou ideia para seus clientes, novos colaboradores ou parceiros? 

Muitas vezes é necessário convocar reuniões e encontros que consomem tempo e dificultam que a sua empresa aproveite o máximo de oportunidades, mesmo que esteja preparado ou utilizando material de apoio.

Outro problema comum é ter que explicar todas as informações em sites, e-mails ou redes sociais através de textos que poucas pessoas leem ou imagens que não conseguem representar tudo que precisam.

Além disso, quanto tempo o seu time de vendas perde replicando essas explicações para cada cliente?

Diante deste cenário os vídeos explicativos se tornaram uma verdadeira febre e um solução eficaz para empresas de todos os portes e segmentos. 

Tornam mais claros os benefícios do produto

Textos podem ser confusos e mal interpretados, diferentes de vídeos em que as pessoas terão a oportunidade de ver e ouvir uma explicação. 

Com eles é mais fácil apresentar as vantagens, a funcionalidade e porque escolher a sua solução ao invés do seu concorrente. 

Ajudam a ranquear no Google 

Geralmente sites que possuem grandes quantidades de páginas com blocos de textos e imagens, dificilmente conseguem aparecer nas primeiras páginas do Google.

Textos grandes e problemas de legibilidade também afastam os potenciais clientes que buscam encontrar de forma simples as informações sobre o que desejam e quando não encontram, acabam desistindo da compra.

Destaca-se neste tópico, que os vídeos fazem com que os consumidores passem mais tempo dentro da sua página, e isso contribui para sua relevância nos buscadores e para que as chances de conversões aumentem.

Permitem reter informação

De acordo com as pesquisas conduzidas pelo instituto Wharton Research Center, uma pessoa retém apenas 10% da informação que ela ouve e até 50% do que ela vê.

A combinação das imagens junto à fala neste formato de vídeo amplia a fixação da marca e às informações do produto na mente do consumidor. 

Aumentam os visitantes da Web

Apresentar soluções de uma maneira inusitada, com uma abordagem inovadora em um material bem produzido, pode fazer o seu produto ganhar popularidade.

Melhoram o discurso de vendas 

Apresentações por textos são cansativas e até de difícil interpretação em alguns casos e explicações de PowerPoint com algumas palavras soltas e gráficos acabam não engajam muito o público. 

Os vídeos explicativos com roteiro sólido e visual atraente é capaz de prender a atenção do consumidor. 

Atraem a atenção com mais facilidade

Muitas empresas tentam atrair a atenção dos clientes com muitas imagens, animações apelativas e fontes coloridas em seus sites, porém essa estratégia pode confundir o consumidor e ainda diminuir a velocidade de carregamento da página. 

Neste ponto além de todos os benefícios já destacados, o vídeo explicativo ainda permite um visual limpo e organizado, consequentemente favorecendo o engajamento dos usuários

Estimulam o compartilhamento

Diversos sites de hospedagem gratuita de vídeos como YouTube ou Vimeo tem ferramentas úteis que permitem fazer upload do vídeo com palavras-chave e além disso são totalmente compatíveis com smartphones e tablets e fáceis de compartilhar através de links.

Destacam negócios e empresas da concorrência 

Para empresas que estão começando, principalmente, é o momento de destacar sua proposta de valor a fim de conquistar novos clientes e investidores.

E para empresas já estabelecidas é essencial para consolidar a sua comunicação junto ao público. 

Mesmo que esta tendência tenha ganhado relevância nos últimos tempos ainda é um forte diferencial para o seu negócio e não pode ser desprezada na sua comunicação.

COMO A YOUROCKET PODE TE AJUDAR?

A equipe da YouRocket conta com profissionais especializados em produção de vídeo, design e marketing digital.

Realizamos todo o processo de roteirização, edição, animação e descrições com palavras-chave de acordo com a duração, formato e tamanho que melhor atenda às necessidades de nosso clientes.

Do início ao fim de cada produção, nossa equipe ajuda a formatar da ideia inicial até o lançamento do material nas redes sociais, impulsionamentos, campanhas, métricas e otimizações.

Venha decolar seu negócio com a gente!

Leave a comment