Neste artigo iremos falar sobre um método bastante importante para a área de marketing: O modelo AIDA.
Bom, se você já ouviu falar pode estar pensando que este método é bem antigo, na verdade ele é mesmo, surgiu em meados de 1899 por Elmo Lewis, pioneiro de publicidade e propaganda nos Estados Unidos, mas mesmo depois de mais de 100 anos ele não tem nada de ultrapassado. Até os dias atuais a fórmula é utilizada no mundo todo e revolucionou a esfera dos negócios.
O objetivo de Lewis era otimizar o processo de vendas promovendo uma interação entre o vendedor e o comprador, ou seja, desde aquela época o inventor da teoria já entendia que os anunciantes deveriam informar as pessoas sobre seu produto e atrair sua atenção.
Na época não havia internet, então, o modelo era aplicado em anúncios impressos, estes, continham imagens atrativas, subtítulo interessante, corpo do texto educativo e dados de contato do anunciante.
A evolução do marketing e da tecnologia permitiu que o AIDA passasse a atuar no meio digital, principalmente em ações de Inbound marketing e marketing de conteúdo.
O modelo AIDA é um método focado principalmente na jornada do consumidor baseado em seu comportamento.
É importante entender que existem algumas métricas que influenciam diretamente nos hábitos dos consumidores como, idade, estilo de vida, motivações, ocupações, cultura, entre outros. Para tanto é fundamental levar em consideração a persona objetivada pela marca antes de aplicar a fórmula AIDA, garantindo ainda mais assertividade.
Se ainda tiver alguma dúvida sobre o que é uma persona ou público alvo, temos um artigo especial para te ajudar. CONFIRA AQUI!
O modelo em questão é dividido em quatro fases que guiam os consumidores até a compra. O foco é atrair a atenção, manter o interesse e criar um desejo até que estes estejam prontos para tomar uma decisão.
Sendo assim o nome AIDA é um acrônimo formado pelas iniciais de cada etapa do processo.
Vamos conhecer um pouquinho sobre cada uma delas.
Depois de ter sua persona bem definida, conhecer os meios que ela utiliza e segmentar suas campanhas com base nesses dados, é hora de se preocupar em fazer esta persona conhecer você e o produto ou serviço que você oferece.
Será o primeiro contato do cliente, ou seja, a primeira impressão, para tanto precisa ser algo diferente, altamente criativo, já que este está sendo bombardeado 24h por dia por mensagens publicitárias.
Algumas informações importantes para esta fase são:
- Cuidado com informações incômodas e em momentos errados. Por exemplo não será agradável para uma pessoa que está buscando móveis ou eletroeletrônicos ser interrompida por um anúncio de suplementos de academia.
- Tome cuidado com as cores, elementos, fontes. Coloque em destaque aquilo que realmente for importante, o conteúdo deve estar disponível de forma simples a ser assimilado.
- Ter um site rápido e responsivo somam pontos positivos neste momento.
- Entenda seu público, use diferentes tipos de linguagem adequando-as da melhor forma. Abuse de títulos impactantes.
- Esteja onde sua persona pode ser encontrada e entenda com qual frequência ela estará lá.
Agora que já conseguiu chamar a atenção da sua persona e que ela está considerando ouvir o que você tem a dizer, deve mostrar que seu conteúdo é relevante pra ele.
Você precisa mantê-la envolvida, sua mensagem tem que funcionar como uma oportunidade de resolução de um problema.
Neste momento é válido utilizar dados e outros argumentos como estudos de casos, para ajudar a convencê-lo de que é sua solução é a melhor. Há outras dicas que podem te ajudar nesse processo:
- Títulos, subtítulos ou textos de banners devem mostrar que sua empresa oferece aquilo que ele está procurando.
- As palavras-chave devem estar em destaque pois ajuda a aumentar a taxa de conversão.
- Otimize o design, a mensagem deve ser clara e de fácil acesso, com imagens e textos interessantes.
- Tente instigar o público para que também veja outros conteúdos do seu site ou blog.
- Reforce os benefícios e os pontos fortes do seu produto.
- Outra boa dica para este momento é deixar a missão da empresa destacada no site.
A proposta desta etapa é levar o consumidor do “eu gosto” para o “eu quero”.
Neste momento o consumidor analisa com mais detalhes e observa se a proposta da sua empresa realmente solucionará o problema dele, com isso ele também buscará outras opções no mercado.
Sendo assim, este é o momento de mostrar todas as suas qualidades, entregar mais valor e fortalecer o relacionamento.
As outras fases do modelo AIDA não costumam passar de alguns segundos, porém nesse ponto pode se estender um pouco mais.
Algumas ações podem colaborar para continuar guiando o cliente para o próximo passo como:
- Promova conteúdos ricos como e-books, guias e tutoriais.
- Apresente indicadores de confiabilidade, sejam depoimentos, lista de clientes, formas de garantia, comentários de clientes ou outros, isso ajuda o cliente a ter credibilidade na sua marca, aumentando as chances de ele escolhe-la para solucionar o problema dele.
Agora que o consumidor já chegou até aqui, é importante que a empresa facilite sua decisão, mostrando caminhos que simplifiquem o processo e tomem o menor tempo possível.
É o momento de direcionar este consumidor a efetivamente interagir com você.
A ação não se resume necessariamente no ato da compra, ela pode ser um acesso ao site, uma inscrição em uma landing page, um acesso a vídeo.
Existem algumas dicas que podem te ajudar nesta etapa:
- Crie um senso de urgência, ou seja utilize expressões como:
- Compre logo,
- Agora mesmo,
- Os estoques estão acabando
- Antes que acabe
- Só até hoje
- Sua última chance
- Por tempo limitado!
- Fechando agora, você ganha…
- Dê ao cliente um incentivo, um empurrãozinho, um diferencial, como: descontos, frete grátis, brindes, testes gratuitos ou ofertas individuais, por exemplo.
- Insira um CTA (chamada para ação), uma espécie de “botão” que encaminhará a pessoa até a conversão mostrado o caminho exato e facilitando o acesso. O CTA deve ter um layout atrativo, frases persuasivas, além de estar bem posicionado na tela.
Se bem estruturadas todas estas etapas, é efetivamente um método para envolver, persuadir e converter o público-alvo.
O modelo AIDA consiste basicamente em impactar os potenciais clientes com as informações que eles precisam no momento certo de sua jornada de compra.