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Modelo AIDA

Neste artigo iremos falar sobre um método bastante importante para a área de marketing: O modelo AIDA.

Bom, se você já ouviu falar pode estar pensando que este método é bem antigo, na verdade ele é mesmo, surgiu em meados de 1899 por Elmo Lewis, pioneiro de publicidade e propaganda nos Estados Unidos, mas mesmo depois de mais de 100 anos ele não tem nada de ultrapassado. Até os dias atuais a fórmula é utilizada no mundo todo e revolucionou a esfera dos negócios. 

O objetivo de Lewis era otimizar o processo de vendas promovendo uma interação entre o vendedor e o comprador, ou seja, desde aquela época o inventor da teoria já entendia que os anunciantes deveriam informar as pessoas sobre seu produto e atrair sua atenção.

Na época não havia internet, então, o modelo era aplicado em anúncios impressos, estes, continham imagens atrativas, subtítulo interessante, corpo do texto educativo e dados de contato do anunciante.

A evolução do marketing e da tecnologia permitiu que o AIDA passasse a atuar no meio digital, principalmente em ações de Inbound marketing e marketing de conteúdo.

O modelo AIDA é um método focado principalmente na jornada do consumidor baseado em seu comportamento.

É importante entender que existem algumas métricas que influenciam diretamente nos hábitos dos consumidores como, idade, estilo de vida, motivações, ocupações, cultura, entre outros. Para tanto é fundamental levar em consideração a persona objetivada pela marca antes de aplicar a fórmula AIDA, garantindo ainda mais assertividade. 

Se ainda tiver alguma dúvida sobre o que é uma persona ou público alvo, temos um artigo especial para te ajudar. CONFIRA AQUI!

O modelo em questão é dividido em quatro fases que guiam os consumidores até a compra. O foco é atrair a atenção, manter o interesse e criar um desejo até que estes estejam prontos para tomar uma decisão.

Sendo assim o nome AIDA é um acrônimo formado pelas iniciais de cada etapa do processo.

Vamos conhecer um pouquinho sobre cada uma delas.

Depois de ter sua persona bem definida, conhecer os meios que ela utiliza e segmentar suas campanhas com base nesses dados, é hora de se preocupar em fazer esta persona conhecer você e o produto ou serviço que você oferece.

Será o primeiro contato do cliente, ou seja, a primeira impressão, para tanto precisa ser algo diferente, altamente criativo, já que este está sendo bombardeado 24h por dia por mensagens publicitárias.

Algumas informações importantes para esta fase são:

  • Cuidado com informações incômodas e em momentos errados. Por exemplo não será agradável para uma pessoa que está buscando móveis ou eletroeletrônicos ser interrompida por um anúncio de suplementos de academia.
  • Tome cuidado com as cores, elementos, fontes. Coloque em destaque aquilo que realmente for importante, o conteúdo deve estar disponível de forma simples a ser assimilado.
  • Ter um site rápido e responsivo somam pontos positivos neste momento. 
  • Entenda seu público, use diferentes tipos de linguagem adequando-as da melhor forma. Abuse de títulos impactantes.
  • Esteja onde sua persona pode ser encontrada e entenda com qual frequência ela estará lá. 

Agora que já conseguiu chamar a atenção da sua persona e que ela está considerando ouvir o que você tem a dizer, deve mostrar que seu conteúdo é relevante pra ele.

Você precisa mantê-la envolvida, sua mensagem tem que funcionar como uma oportunidade de resolução de um problema. 

Neste momento é válido utilizar dados e outros argumentos como estudos de casos, para ajudar a convencê-lo de que é sua solução é a melhor. Há outras dicas que podem te ajudar nesse processo:

  • Títulos, subtítulos ou textos de banners devem mostrar que sua empresa oferece aquilo que ele está procurando. 
  • As palavras-chave devem estar em destaque pois ajuda a aumentar a taxa de conversão.
  • Otimize o design, a mensagem deve ser clara e de fácil acesso, com imagens e textos interessantes. 
  • Tente instigar o público para que também veja outros conteúdos do seu site  ou blog.
  • Reforce os benefícios e os pontos fortes do seu produto.
  • Outra boa dica para este momento é deixar a missão da empresa destacada no site.

A proposta desta etapa é levar o consumidor do “eu gosto” para o “eu quero”. 

Neste momento o consumidor analisa com mais detalhes e observa se a proposta da sua empresa realmente solucionará o problema dele, com isso ele também buscará outras opções no mercado. 

Sendo assim, este é o momento de mostrar todas as suas qualidades, entregar mais valor e fortalecer o relacionamento.

As outras fases do modelo AIDA não costumam passar de alguns segundos, porém nesse ponto pode se estender um pouco mais. 

Algumas ações podem colaborar para continuar guiando o cliente para o próximo passo como:

  • Promova conteúdos ricos como e-books, guias e tutoriais.
  • Apresente indicadores de confiabilidade, sejam depoimentos, lista de clientes, formas de garantia, comentários de clientes ou outros, isso ajuda o cliente a ter credibilidade na sua marca, aumentando as chances de ele escolhe-la para solucionar o problema dele. 

Agora que o consumidor já chegou até aqui, é importante que a empresa facilite sua decisão, mostrando caminhos que simplifiquem o processo e tomem o menor tempo possível.

É o momento de direcionar este consumidor a efetivamente interagir com você.

A ação não se resume necessariamente no ato da compra, ela pode ser um acesso ao site, uma inscrição em uma landing page, um acesso a vídeo.

Existem algumas dicas que podem te ajudar nesta etapa:

  • Crie um senso de urgência, ou seja utilize expressões como:
    • Compre logo,
    • Agora mesmo, 
    • Os estoques estão acabando
    • Antes que acabe
    • Só até hoje
    • Sua última chance
    • Por tempo limitado!
    • Fechando agora, você ganha…
  • Dê ao cliente um incentivo, um empurrãozinho, um diferencial, como: descontos, frete grátis, brindes, testes gratuitos ou ofertas individuais, por exemplo.
  • Insira um CTA (chamada para ação), uma espécie de “botão” que encaminhará a pessoa até a conversão mostrado o caminho exato e facilitando o acesso. O CTA deve ter um layout atrativo,  frases persuasivas, além de estar bem posicionado na tela.

 

Se bem estruturadas todas estas etapas, é efetivamente um método para envolver, persuadir e converter o público-alvo. 

O modelo AIDA consiste basicamente em impactar os potenciais clientes com as informações que eles  precisam no momento certo de sua jornada de compra.

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