Todo proprietário de pousadas ou hotéis tem o sonho de manter seus quartos sempre ocupados, mas isso não é fácil. Talvez, o que esteja faltando em sua estratégia é investimento em marketing digital.
De acordo com uma pesquisa feita em 2019 pelo Google Travel, antigo Google Trips, 70% das pessoas que têm o costume de viajar utilizam a internet para planejar suas aventuras. 83% dos viajantes buscam dicas e inspirações de viagem no Facebook e 55%, no Instagram. Ou seja: estar presente na internet e nas redes sociais deixou de ser uma opção para ser a principal ferramenta de propaganda da hotelaria.
Os principais objetivos do marketing digital para hotéis e pousadas é atrair o público ideal. Uma boa estratégia ajudará seu hotel a identificar os períodos de baixa procura e compensar isso com ofertas e promoções que aumentem o fluxo de hóspedes. Outros benefícios do marketing digital para hotéis são:
- Independência de sites de busca de hotéis: se você tem seus próprios canais para conquistar cliente, deixa de ser dependente das agências de viagem online e dos sites de busca de hotéis;
- Redução de custos: como consequência dessa independência, seu hotel passa a gastar menos com as taxas de agências online e pode conquistar seus próprios clientes;
- Relacionamento com seu público-alvo: estratégias assertivas de marketing digital criam um relacionamento entre seu hotel e seus possíveis clientes, que lembrarão de sua empresa quando planejarem uma viagem;
Sua propaganda chega ao público certo: com as possibilidades de personalização de campanhas, é possível segmentar seus anúncios, fazendo com que cheguem às pessoas que têm algum interesse na localização do seu hotel ou tipo de hospedagem que você oferece.
Crie um site e também um blog
Seu site funcionará como um hotel online: nele, o cliente deve ser capaz de conhecer as acomodações, as áreas de lazer, as opções de refeições que você oferece e quais são os diferenciais do seu estabelecimento. Por isso, invista em fotos bonitas e que representem a realidade do hotel.
Descreva tudo o que seu hotel oferece, com frases que chamem a atenção do futuro hóspede. Localização, telefone e formulários para reservas devem ficar visíveis.
Já o blog tem outra função: entregar conteúdo de qualidade para seu cliente, despertando nele o interesse pelo seu site e por uma viagem. Vamos falar mais sobre conteúdo no próximo tópico.
Produza conteúdo de qualidade
Hoje, os clientes não querem mais ver somente ofertas e tentativas de vendas na internet: as pessoas buscam conteúdo de qualidade, com assuntos relevantes. Ter um blog é uma ótima forma de entregar conteúdo de valor ao seu público-alvo.
Produza textos que tenham ligação com seu negócio, mas que não estejam vendendo uma reserva. Aposte em artigos sobre a cidade onde está seu hotel, dicas de viagem e informações sobre passeios turísticos.
Não se esqueça das redes sociais
Aqui, o segredo é estar onde seus possíveis hóspedes estão. E a notícia é que eles estão nas redes sociais. Então, não há como ter uma boa estratégia de marketing digital sem marcar presença nesses canais.
Utilize boas fotos para chamar a atenção do seu público. Não escreva legendas apenas com ofertas e promoções, mas alterne com peças mais informativas e chamadas para seu blog. Também cuide para que todas as postagens tenham, na legenda, pelo menos o nome do seu hotel e telefones de contato, para facilitar caso o leitor se interesse. Já na página de perfil, coloque todas as informações importantes, como endereço e link para seu site.
E o mais importante: interaja com seu público! Responda as perguntas rapidamente e fique sempre atento às mensagens diretas.
Utilize os anúncios do Google Adwords
Com o Adwords para hotéis, seu estabelecimento aparece em destaque nos resultados de busca, aumentando o fluxo de visitante do site. É uma ótima ferramenta e deve ser bem utilizada, preferencialmente por um profissional analista de mídia, para que seus investimentos sejam bem aplicados.
Valorize o que seus hóspedes dizem sobre seu hotel
Quando planejam viagens pela internet, as pessoas geralmente levam em consideração as avaliações publicadas em sites de busca de hotéis ou no próprio Google. Então, invista na qualidade de seus serviços e seja transparente com os hóspedes, a fim de conseguir boas avaliações. Mas, se algum feedback negativo aparecer, tenha cuidado ao respondê-lo, mostrando preocupação em entender a experiência ruim do cliente. Utilize a opinião do hóspede para identificar possíveis melhorias para o hotel.
Agora que você já percebeu que o primeiro lugar onde seu cliente vai buscar referências é na internet. Pense um pouco, como está a sua presença digital?
Com a retomada do turismo, você e muitos outros hoteleiros sentiram a necessidade de desenvolver estratégias de marketing que estejam de acordo com as novas tendências.
Por isso criamos um conteúdo gratuito, que irá auxiliar o seu hotel ou pousada no planejamento de estratégias de marketing digital, trazendo mais reservas diretas para o seu meio de hospedagem.
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