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Marketing Digital, não faço porque não tenho tempo! Muita calma nessa hora.

Sabemos que, no mundo globalizado, uma empresa que não está na internet dificilmente se tornará reconhecida, pois durante a jornada do consumidor as buscas acontecem a todo momento a partir dessa rede mundial de computadores e smartphones conectados. Ou seja, ter um site bonito, responsivo e dinâmico, um perfil de rede social e manter uma interação constante com seu público, passou a ser uma tarefa indispensável.

Sendo assim, você já imaginou fazer um planejamento de marketing todinho voltado para a sua presença digital de forma simples e otimizada? 

Pode parecer complicado, mas nós fazemos planejamentos todos os dias por aqui, então não nos custa te dar uma ajudinha.

Bem, você vai precisar de uma agenda ou uma folha de calendário mensal, dessas que você pode imprimir na internet mesmo. Nas papelarias é possível comprar um bloco ou caderno que se chama planner. Ele é muito baratinho e vai ser muito útil também.

Depois siga os passos:

1 – Liste as mídias do mês que pretende alimentar (blog, redes sociais, campanhas Facebook Ads, material rico, landing pages, e-mail marketing e etc);

2 – Organize as pautas: Novidades, datas comemorativas, promoções, eventos e outros, considerando as mídias onde elas deverão ser publicadas ou disponibilizadas para o consumo do seu público;

3 – Distribua na folha de planejamento todas as pautas relacionadas dentro do mês, de acordo com as prioridades que tem e as datas comemorativas que precisam ser publicadas no dia correto.

4 – Comece a criar os conteúdos, artes e textos seguindo as prioridades. A dica aqui é padronizar a comunicação, por exemplo: Se tem algo que vai enviar por e-mail e também publicar nas redes sociais, use a mesma comunicação, assim seu público conseguirá assimilar melhor e a conversão também será melhor.

Se você tem um profissional de design, poderá passar os textos que deseja para criar as peças, se não tem, a dica é utilizar o Canva, um App que já possui vários templates prontos, fotografias, imagens, cores e tudo o que precisa para essa etapa (as opções grátis do aplicativo são suficientes para você criar tudo o que precisa e a versão paga oferece ainda alguns outros benefícios que você pode avaliar).

Dica: Tenha cuidado para não colocar muita informação nas artes, mas faça uma chamada atrativa e deixe o conteúdo completo para o texto de apoio. A regrinha serve para os e-mails, redes sociais e outros canais. Além disso, artes com muitos textos não podem ser patrocinadas, por isso, atenção!

5 – Planeje o horário das publicações. No caso de redes sociais, verifique em sua conta o melhor horário de acesso nos relatórios, através da aba de informações. 

Para os e-mails marketing, evite o envio aos finais de semana. Se não possui uma plataforma para envio de e-mail, existem duas opções muito eficientes que vamos deixar aqui como recomendação:

  • MailChimp – Uma plataforma gratuita e fácil de usar para quem tem facilidade para entender conteúdo em inglês. Ótima para envio de e-mail marketing.
  • RD Station – Uma plataforma de uso profissional para envio de e-mail marketing, que também possibilita a criação de Landing Pages, segmentação de base de e-mails e muitas outras funções úteis em seu plano light (de entrada) por um custo mensal de R$59. Vale cada centavo! 

6 – Agora que está tudo pronto, não esqueça de fazer a correção ortográfica antes das publicações e veja como pode ser essa etapa:

  • Os e-mails marketing podem ficar agendados para o disparo automático no dia e hora que desejar, uma vez que será obrigatório o uso de uma plataforma, como as que mencionamos acima ou outra que preferir;
  • Para as redes sociais, na internet você também encontra ferramentas para agendamentos ou você pode fazer manualmente, só tenha cuidado para não esquecer e perder datas importantes;
  • Os blog posts faça com atenção, inserindo os links necessários no conteúdo e faça a publicação manual ou se usa o WordPress, pode deixar agendado. Em nosso blog você encontra um artigo sobre esse assunto bem completo.
  • Campanhas de Facebook Ads, faça com atenção e cuidado para seu dinheiro não ir pelo ralo. É preciso configurar direitinho para alcançar o seu público alvo (temos um artigo sobre público-alvo no site que vai te ajudar nessa missão) ou os resultados poderão ser frustrados. Em nosso site temos conteúdos gratuitos sobre campanhas Ads também.
  • Landing Pages e materiais ricos também precisam ser divulgados nas redes sociais, e-mail marketing e nas campanhas ads, se tiver. Não esqueça de planejar direitinho essa ação, certo?

Lembre-se são bilhões de pessoas no mundo todo procurando por soluções que a sua empresa pode oferecer, então capriche na sua imagem.

Para as mídias como Google Ads e Linkedin, sugerimos um profissional especializado para atender, pois elas são complexas de operar da maneira adequada para chegar aos resultados que espera.

Utilizando o planejamento certinho, garanto que algumas horas são suficientes para gerar o conteúdo de um mês todo e manter seus canais bem abastecidos das informações que seu público precisa para comprar algo de você!

É isso, esperamos que seja útil para você começar a fazer hoje mesmo. Ainda dá tempo de obter resultados no primeiro mês do ano. 

Bons negócios! 

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