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A pandemia provocada pelo rápido contágio do novo Coronavírus fez o mundo desacelerar. O isolamento social fechou as portas físicas de milhares de empresas e, aos poucos, o mundo corporativo vai buscando e testando soluções para não quebrar.

Em contrapartida, o consumo pela internet não para de crescer. Afinal, em quarentena, nossos jantares, as compras de mercado e de farmácia são pedidos por aplicativos.

Se antes da pandemia o mundo já assustava os mais conservadores com tanto conteúdo digital, agora são as pessoas quem têm que se adaptar a ele. Com esse fato em mente, as empresas agora são obrigadas a garantir sua presença no mundo digital, se quiserem se manter atualizadas e perto dos clientes.

O isolamento social virou a chave de alguns empreendedores para que eles repensem sua gestão e suas vendas. Já passou da hora de adotar estratégias de Marketing Digital.

A ideia por trás dessa estratégia (e nesse momento que estamos vivendo) é dizer que é possível atrair clientes e vender. O universo digital, por meio das ferramentas certas para cada negócio, traz consumidor e lucro.

 

O que é Marketing Digital?

O Marketing é uma estratégia adotada por empresas ao redor do mundo, que visa à atração de novos clientes, a divulgação de produtos e serviços, o relacionamento com eles, além de uma identidade corporativa. O objetivo do Marketing Digital é o mesmo, mas o ambiente muda: estamos falando de canais digitais agora.

Blogs, redes sociais, e-mail e sites, por exemplo, são os caminhos mais atuais para atingir o público-alvo e resolver suas dúvidas e problemas.

Cada um desses canais apresenta subestratégias específicas para alcançar um objetivo. E a ideia ao utilizá-los é unir força para que seja possível chamar a atenção de mais pessoas e mostrá-las qual valor a marca tem.

As vendas, hoje, são um processo muito mais detalhado e não acaba ao “fechar o carrinho”. Os clientes querem viver uma experiência com cada marca. Para isso, os empresários investem em ações de marca: para conquistar e depois fidelizar consumidores.

 

 

porque o Marketing Digital é importante?

Já sabemos que o mundo mudou com o isolamento social (antes mesmo do Coronavírus, a nossa vida já passava por muitas mudanças). Entendemos também que o Marketing Digital veio para ajudar empresas a se aproximar das pessoas certas e alavancar negócios.

Mas, além disso, quais são as vantagens de adotar essa estratégia (ainda mais durante um período cheio de incertezas)? Explicaremos, a seguir, alguns motivos pelos quais vale a pena fazer parte do mundo digital.

  • Relacionamento:

As pessoas não querem mais saber de apenas produtos. A maioria está em busca de uma experiência com as marcas. Isso pode ser traduzido por relacionamento “consumidor x marca”.

Como falamos, as vendas se tornaram um processo longo (e de mão dupla). Afinal, nas redes sociais, os leads podem interagir, perguntar, reclamar, elogiar e acompanhar de perto as ações, as causas e processos de uma marca. Isso tem um valor enorme para os compradores de hoje.

Em tempos de quarentena, uma marca amiga do consumidor que dá espaço para suas questões faz toda diferença.

  • Análise de resultados:

Ninguém gosta de gastar dinheiro em algo que não satisfaz ou que não traz resultados bons. O Marketing Digital não trabalha com isso. Existem diversas ferramentas que mensuram campanhas e o nível de convencimento da marca.

Esses resultados são essenciais para entender o consumo do público-alvo e saber onde precisa de ajuste.

Saber que as vendas de um recente sistema de delivery subiram durante a quarentena pode ser um insight para o cenário pós-crise, por exemplo. Ou talvez seja necessário melhorar o aplicativo, para vender mais. Todas essas informações podem ser obtidas por meio de relatórios de marketing digital.

  • Conteúdo direcionado:

Como falamos, existem várias ferramentas que fornecem informações valiosas sobre o público consumidor. A reunião desses dados permite criar uma persona (versão semifictícia de um cliente ideal) para cada negócio.

Dessa forma, se torna mais fácil produzir conteúdos e pensar em campanhas. Afinal, a marca já sabe quem quer atingir.

Isso desmistifica a ideia de que quanto mais pessoas atingirmos, melhor será o nosso desempenho. Na realidade, nossos resultados serão melhores quando soubermos alcançar quem nos interessa.

 

Quais estratégias de marketing digital adotar?

O Marketing Digital é um amplo guarda-chuva que, quando aberto, dá luz a várias estratégias. Elas são essenciais, principalmente quando o meio digital é a principal fonte de renda de um negócio.

Escolher os métodos certos já é um passo dado em direção ao objetivo. Confira, a seguir, algumas das estratégias mais utilizadas:

  • Inbound Marketing:

Essa estratégia é utilizada para atrair pessoas e ser encontrado por potenciais clientes. Uma das formas de adotar Inbound Marketing é por meio das dores e dúvidas de pessoas. Em seguida, a proposta é construir um relacionamento e, por fim, resolver todas as questões do consumidor.

  • Marketing de Conteúdo:

A melhor maneira, atualmente, de ser achado e buscado é criando conteúdo de qualidade, relevante e que seja de fácil acesso. O objetivo é encantar as pessoas e solucionar suas dúvidas. Assim, esse potencial cliente vai passando pelas fases do funil de vendas.

  • Blogs:

Eles fazem parte do Marketing de Conteúdo, mas merecem um espaço próprio. Afinal, além de ser um conteúdo específico e preparado justamente para o público-alvo, ele têm outras funções.

Os blogs são excelentes aliados para quem deseja melhorar a sua posição no Google. Uma boa posição no ranking de buscadores aumenta a visibilidade e a autoridade da marca sobre um assunto específico.

  • Redes Sociais:

Já falamos sobre a vantagem da interação com o público e da construção de um relacionamento. As redes sociais são o espaço ideal para que isso se torne realidade. Afinal, elas permitem diversos tipos de diálogo.

Além disso, elas aceitam diversos formatos. Dessa forma, as marcas podem variar os seus conteúdos, com vídeos, fotos, gifs e ainda assim ter um bom retorno e engajamento.

Existem diversas outras estratégias dentro do leque de possibilidades do Marketing Digital. O importante, contudo, é lembrar com quem estamos falando: qual é o nosso público e sobre o que ele se interessa e quer ouvir.

Por fim, basta estudar os melhores canais e maneiras de oferecer o seu produto para o seu cliente. Nessa quarentena, temos a oportunidade de atualizar nossos empreendimentos e sair desse período turbulento com resultados melhores do que antes.

 

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