Scroll Top
Google Meu Negócio

E vamos sem rodeios!

Não sei se você chegou através do vídeo que publicamos em nosso Instagram, ou por outro meio, mas isso não importa, porque o que temos para dizer aqui é que o Google Meu Negócio ou Google My Business, é uma ferramenta gratuita e importante para todos os negócios.

Com funcionalidades bem bacanas, é possível seus clientes avaliarem os seus serviços, o seu atendimento, comentar sobre o que acharam e ainda te ajudar a conquistar relevância, para sua empresa se destacar da concorrência e conquistar ainda mais clientes.

Você pode publicar fotos do estabelecimento, dos seus produtos ou pratos, no caso de um restaurante e até personalizar o seu perfil com seu logotipo. Lá você ainda pode compartilhar novidades, cadastrar promoções, gerar novas oportunidades, interagir com os seus clientes e muito mais.

O Google meu Negócio é também uma rede social!

O ponto mais importante aqui é que você vai, além dos benefícios da comunicação com o seu público, aparecer no mapa, tanto no Google Maps, quanto no Waze, que é a ferramenta de GPS mais utilizada no momento por quem busca um lugar para ir na região, para buscar a melhor rota, para quem se locomove por lugares desconhecidos ou para fugir do trânsito das cidades.

Entenda que:

1 – Se você tem um negócio físico local (padaria, mercado, loja, pet shop, restaurante, mecânica, posto de gasolina, borracharia, salão de beleza e etc) , é uma obrigação ter a sua conta cadastrada no Google Meu negócio, pois isso irá te ajudar a gerar novas oportunidades de negócios quando alguém estiver em busca do que você oferece na sua região, exemplo:

  • Se quero localizar uma padaria na região em que estou (qualquer uma), então basta pesquisar por “padaria” e em questão de segundos o Google me apresentará, por geolocalização, as padarias no meu entorno.

2 – Se você tem qualquer outro negócio, seja uma corretora de seguros, agência de viagem, empresa de serviços em geral, indústria, distribuidora, enfim. Se você é uma empresa B2B ou B2C, também não importa, porque você precisa ser encontrado por quem está próximo a você, mesmo que sua proximidade seja de kms de distância.

Veja a simulação abaixo:

Eu estou aqui na Vila Hamburguesa em São Paulo e quero encontrar um dentista, então eu digitei simplesmente “dentista”.

Na simulação, o Google me apresentou através da geolocalização, os profissionais mais próximos de onde estou. Para cada uma das opções de dentista, eu consigo ver a avaliação dos clientes deles, ver quantas pessoas avaliaram, a distância em que se encontram do local onde eu realizei a busca, ver a rota, ir para o site através do botão “site” e muito mais.

Fala sério, dá pra ser mais feliz usando o Google Meu Negócio! \o/

Agora vamos ao passo a passo que é muito fácil:

Passo 1 – Para começar, clique aqui para ir direto para a página do Google Meu Negócio e clique no botão “Comece Agora”.

Passo 2 – Na tela seguinte, informe o nome de sua empresa e clique em próximo.

Passo 3 – Na tela abaixo, informe seu endereço e clique em próximo.

Passo 4 – Nessa etapa, escolha a categoria que melhor representa o seu negócio e clique em próximo.

Passo 5 – Nessa tela, informe os dados de sua empresa. Aqui, no lugar de site, se você não tem um, é possível substituir pelo link da página do Facebook (se for um canal que você realmente utiliza e movimenta, porque páginas abandonadas não são muito atrativas). Clique em próximo.

Dica: Na ferramenta do Google você também pode criar um site e ele irá te sugerir isso. Será um site bastante simples, com algumas opções de temas, que você pode mudar cores e fazer alguns ajustes para deixar com uma comunicação adequada, mas é um começo para quem não tem um site e precisa. Ah e ele é grátis!

Passo 6 – Aqui nessa etapa, sugerimos que deixe “sim”, pois é aqui que você permite as pessoas avaliarem o seu negócio. Lembrando que é preciso realmente atender com carinho e prestar bons serviços para que você seja bem avaliado e se beneficie da ferramenta. Clique em próximo.

Passo 7 – Nessa tela basta concluir. O Google quer que você confirme sua associação com a empresa e precisa te passar algumas informações sobre o que é possível obter com a ferramenta, então confira tudo direitinho.

Passo 8 – Na tela de verificação, a opção mais usual e mais simples, é receber a carta pelo correio. Nessa correspondência terá um código de verificação e isso significa que o Google terá a certeza de que você está exatamente no endereço em que informou para aparecer no mapa, afinal você recebeu a carta no endereço exato.

Pronto, agora você já está cadastrado no Google Meu Negócio e só precisa aguardar o prazo (que geralmente é menor do que o informado de 12 dias), para validar a sua inscrição e começar a usufruir de um monte de benefícios.

Importante: Em alguns casos, algumas empresas descobrem que já existe um perfil criado, mas fique tranquilo que o Google cria sozinho essa conta, mas você consegue obter o domínio da conta seguindo os passos simples que o Google te dá.

Então é isso, esperamos que essa dica tenha sido bastante útil e que você comece logo a obter resultados através da ferramenta Google Meu Negócio.

Na YouRocket, temos um time experiente para te ajudar com o Google e com todos as mídias digitais. Conte conosco!

Deixe um comentário